Estresse pós-prova

Nos dias de prova, geralmente fico tão tensa que após a prova não consigo fazer mais nada. Nunca (“nunca diga nunca?” :P) tinha estudado tanto para uma prova como fiz para a de hoje. Ou ao menos não recordo situação tão exaustiva e desesperante. A prova era de T.I.P. (Terrorismo Internacional Público, num trocadilho bastante apropriado para D.I.P., o ‘apelido oficial’ da matéria, Direito Internacional Público), e o conteúdo era extremamente extenso (cerca de 50 folhas no caderno, 150 em um livro que falava apenas de uma parte da matéria, e outras 300 de outro que falava de tudo — isso foi o que eu consegui ler em pouco mais de 48 horas de estudo). Desde quarta-feira eu vinha apenas respirando Direito Internacional, aplicando princípios de tratados (como o pacta sunt servanda — os pactos celebrados devem ser cumpridos) nos fatos da vida diária, ou sonhando com as milhares de teorias que fundamentam a existência e aplicação do Direito Internacional. Para completar, numa aula de quarta no Jornalismo a gente teve de escrever sobre o impasse Brasil X Bolívia (bela oportunidade de escrever sobre o quanto os tratados devem ser cumpridos!… o detalhe é que eu estava tão preocupada com a prova de hoje que nem me lembro o que eu escrevi), e numa aula de ontem, também da Comunicação, a gente teve que argumentar e contra-argumentar sobre um determinado ponto da matéria, o que acabou valendo como um quase pseudo-exercício para o que tive que fazer em pelo menos uma das questões prova de hoje 😛 (na questão 4 da prova, na letra a) tinha que defender o Direito Internacional, e na b) era para defender o Direito interno).
E o pior é que a prova não estava difícil. Só complicada. E longa. Mas não impossível. Não tenho idéia de quanto eu possa ter tirado de nota porque o DIP é muito maleável, e as respostas dependem muito de argumentação, porque, em tese, tudo é possível (desde que as partes concordem que assim o será).
E cada vez fico mais de cara com a minha incrível des-capacidade em responder de forma clara e objetiva as questões propostas. É como se eu dissesse tudo o que queria dizer, mas de forma confusa e caótica. Muitas vezes acabo perdendo nota não por não saber a resposta, mas por ter sido mal compreendida. Aaaah.
Enfim, o bom é que finalmente saí do abismo que me separava do mundo à minha volta, e posso voltar a viver normalmente como sempre fiz. Tem muita coisa que acabei renegando ou esquecendo de fazer ao longo da semana, e pretendo colocar tudo em dia entre amanhã e depois (hoje só vai dar para planejar o que fazer, porque fazer algo vai ser muito difícil). A começar pelas atualizações do blog. E a compra do presente de Dia das Mães!

One thought on “Estresse pós-prova

  1. Update, quase um ano depois:
    Tirei 9,8 nessa prova. Foi de longe a minha nota mais alta do ano. Valeu a pena o estudo.
    (as outras notas foram tão terríveis que quase posso dizer que só passei de ano por causa desse 9,8)… 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *