TV Digital no Brasil

O presidente Lula (finalmente) assinou nesta quinta-feira, dia 29 de junho, um decreto formalmente reconhecendo a escolha do padrão japonês como base da implementação da televisão digital no Brasil. O decreto cria o SBTVD, o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, que utilizará como base o padrão japonês. Entretanto, muitas medidas ainda deverão ser seguidas até que as transmissões digitais possam ser efetivamente iniciadas.
Embora já se falasse em televisão digital há um bom tempo no país, foi só no último ano que o debate se tornou acirrado. O governo brasileiro estava dividido entre os padrões japonês (ISDB), europeu (DVB) e americano (ATSC). Essa indefinição já estava se prolongando por tempo desnecessário, pois há muito tempo já se reconhecia que o padrão japonês era o que melhor atendia às necessidades que o governo brasileiro pretendia suprir com a televisão digital (possibilidade de transmissão em movimento, utilização de tecnologia local, entre outros fatores).
A proposta é de que em até 10 anos seja realizada a total transição do padrão analógico para o digital. Até lá, os dois sistemas irão coexistir, e os brasileiros deverão ter a opção de comprar novos televisores já adaptados para a tecnologia, ou então adaptar os aparelhos que possuem, através da aquisição de retransmissores, que deverão custar em torno de 100 reais. A venda dos adaptadores deverá ser iniciada em até um ano. Dentro do mesmo prazo, deverão ser iniciadas as primeiras transmissões de TV Digital no país, inicialmente em São Paulo. A previsão é de que até julho de 2013 a TV Digital atinja todo o país, e até 2016 o sinal analógico deverá ser extinto.

(Será este o) fim da novela da TV Digital(?)

Marcadores:

4 thoughts on “TV Digital no Brasil

  1. Olha, acho que nao foi nem o começo. Uma mudança dessas, que involve uma série de interesses econômicos de diversos setores, irá trazer ainda muitos conflitos e confusões.

  2. A escolha do padrão é o começo das dores de cabeça que estão por vir 😛 Ao menos já deram o primeiro passo (os caras estavam se amarrando demais para escolher o padrão que serviria como base para a implementação da TV digital no Brasil….). Imagina quanto tempo não vão levar para decidir coisas mais complexas, como concessões de sinal, ou o preço dos adaptadores 😛

  3. isso é só a ponta do iceberg.. os problemas ainda virão.e pode ter certeza que esses adaptadores vão custar bem mais. e no fim das contas nem vão valer a pena pois serão limitados e não acrescentarão todas as funcionalidades às tvs.o lance mesmo é fazer um crediário nas casas bahia e comprar uma tv nova. =)

  4. A novela estava se estendo demais, pelo menos agora já houve uma definição do padrão.Esperemos o que está por vir…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *