Rede social total

Esses tempos fiquei pensando em como seria bom se houvesse uma espécie de rede social na Internet capaz de armazenar todas as informações quanto a livros, filmes, músicas, espetáculos, eventos e comidas que, conforme o caso, a gente já leu, viu, ouviu ou comeu na vida. Uma espécie de inventário de todas as informações que inevitavelmente se perdem nos caminhos tortuosos da memória, como título do livro, data de leitura, origem da obra (se comprada, alugada, tomada de empréstimo) e algumas linhas com nossas impressões sobre a leitura. Uma verdadeira extensão de nossos pensamentos, algo que ampliaria nossa capacidade de armazenar e reter informações para muito além do que já é possível atualmente.
Obviamente que já é possível, com as ferramentas que se tem, fazer algo análogo em qualquer computador comum. Entretanto, o grande diferencial estaria nas potencialidades abertas pela interação propiciada pela Internet. Assim, a parte divertida da história seria a possibilidade de interagir e conhecer pessoas que tenham lido os mesmos livros que você, ou que tenham detestado a mesma marca de comida congelada. Verdadeiras comunidades de gostos poderiam ser formadas. Daria até para explorar o recurso das tags, e dividir os produtos por palavras-chave ou categorias. Uma rede social virtual assim concebida seria capaz até mesmo de localizar pessoas que tivessem exatamente os mesmos gostos e colocá-las em contato, quebrando o mito de que não existem duas pessoas exatamente iguais em todo o mundo (ou então sugerir, baseado no que a pessoa tem lido ou escutado recentemente, ‘amigos’ em potencial com gostos afins).
Como recursos adicionais, poderia ser possível também que cada ficha de livro viesse acompanhada de um link para realizar a sua compra, e indicações das bibliotecas mais próximas onde seja possível locá-lo. As fichas poderiam estar todas prontas, na Internet (caso algum livro ainda não a possua, bastaria criá-la, em sistema wiki, e a partir daí todos usariam a mesma ficha), com alguns dados fixos (título da obra, editora, autor, etc.), e outros completáveis pelo leitor (se gostou ou não do livro, eventuais críticas que queira acrescentar, quando leu, como tomou conhecimento da existência do livro, e se recomendaria ou não a leitura). Também poderia vir com listas de empresas perto da sua casa que possuam o produto à venda, e comparações entre os preços que esse produto constuma apresentar em cada um desses estabelecimentos. Os próprios estabelecimentos poderiam ser objeto de inclusão no inventário de dados, e as pessoas poderiam dizer se já foram lá, e se gostaram do atendimento e do serviço, recomendando ou não a compra nesses lugares.
Enfim, basicamente, no site seria possível opinar sobre tudo. Também seria possível armazenar informações sobre tudo o que se viu, leu, sentiu ou comprou durante toda uma vida. Mas a função principal seria a de colocar em contato pessoas com os mesmos gostos 🙂

A idéia é tão boa que já existe algo parecido: www.allconsuming.net. Não tem todos os recursos aqui imaginados, mas o site consegue cumprir com boa parte deles. A ferramenta não parece ser muito popular, nem tem um visual lá muito atrativo… Mas, se combinado com o 43things, o 43people e o 43places, dos mesmos proprietários, já preenche parcialmente o requisito de ser uma rede social total.
Outra possibilidade é considerar todas as ferramentas do Google como um continuum. Desse modo, só faltaria a possibilidade de integrar todas as ferramentas numa só, porque praticamente todo o resto já pode ser feito 😛

Marcadores:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *