Os índices de acesso à Internet no Brasil segundo o Ibope

Essas pesquisas do Ibope sobre a Internet brasileira são divertidas — ao menos por conta da maneira como a mídia costuma divulgá-las (de forma super simplificada e, em geral, descontextualizada).
O número de usuários sempre aumenta (ora, e como haveria de diminuir? Quem é que vai ser doido de desistir de ter Internet?), o Brasil é sempre o líder no número de horas de acesso mensal per capita (dentre os dez países em que a análise é feita com a mesma metodologia), e o número de mulheres que acessam a Internet está em franca ascensão. Então, se é tudo sempre igual, qual o motivo que leva os jornais a divulgar sempre os mesmos resultados? (a idéia do novo – “nova pesquisa Ibope revela…”, a idéia de continuidade – “mais uma pesquisa do Ibope confirma…”, a idéia de cientificidade – “desta vez, a quantidade de acesso aumentou em x%…”, ou até de repente a idéia de notoriedade da instituição promotora da pesquisa – “IBOPE anuncia que…”).
Escolhi três notícias aleatórias via para exemplificar. Na primeira, o título enfatizava o aumento no número de internautas. Na segunda, a ênfase era no aumento da presença feminina. E a terceira dava destaque às horas de conexão. Somente esta última apresentava uma ressalva diferente na linha de apoio: apesar do aumento, o número de usuários ativos permanece o mesmo.

Marcadores:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *