NaNoWriMo 2006

Decidi que, apesar de toda a confusão que anda minha vida ultimamente (tem dias que não me sobra tempo sequer para respirar!) vou participar da edição 2006 do . O National Novel Writing Month é um site cuja idéia é estimular todo mundo a escrever um livro durante o mês de novembro. O projeto já está em sua 9ª edição. O objetivo do esforço coletivo é que cada um produza um texto de no mínimo 50 mil palavras (cerca de 175 páginas). Esta edição do evento conta com mais de 70 mil participantes, de todas as partes do mundo (embora o título do evento faça alusão a uma ocasião teoricamente nacional).
A idéia não é fazer uma obra mega complexa para ser publicada, e sim estimular as pessoas comuns a praticar a escrita. Por mais que a história seja completamente absurda, ao término dos 30 dias do mês de novembro, a pessoa participante ao menos terá feito um exercício gigantesco de utilização da imaginação para a produção de um texto longo e único.
Para ajudar no cumprimento do fim último do projeto, o site se encarrega de enviar e-mails semanais de estímulo. Essas mensagens trazem pequenas metas para que a pessoa vá cumprindo e dicas de como se sair melhor. No de hoje (o primeiro e-mail de estímulo), por exemplo, consta a dica de que, para escrever 50 mil palavras em 30 dias, é preciso escrever 1667 palavras por dia. Mas os editores sugerem que na primeira semana o participante extrapole um pouco essa meta diária, e escreva numa freqüência de pelo menos 2500 palavras por dia – assim, ganha-se tempo, e ao final da primeira semana já se estará com pelo menos um terço do livro pronto.
Participei do NaNoWriMo em 2005. Não ganhei (“ganhar” significa atingir a meta de 50 mil palavras em um mês). Parei lá pelas 7 mil palavras, 12 páginas depois de começar uma história sem pé nem cabeça e sem o mínimo de planejamento prévio do enredo. Neste ano pretendo fazer diferente. Tenho uma idéia de pano de fundo para o texto, e pretendo segui-la à risca. Mas já comecei mal: na falta de tempo, escrevi apenas 700 palavras no primeiro dia. Amanhã tem mais. Se eu escrever umas 4000 no feriado, compenso a falta de inspiração do fôlego inicial de escrita 🙂 (só quero ver sobrar tempo para isso!)

Marcadores:

8 thoughts on “NaNoWriMo 2006

  1. lembro d vc ter falo isso ano passado!!se vc n tivesse comentado q ja tinha participado,eu ia dizer q tava tendo um deja vu hahhahahanem sabia q vc tinha perdido! ahh.. mas apesar do tempo q vc n tem,desta vez vc ganhar ;P boa sorte :***

  2. Taí algo de que gostaria de participar se tivesse saco. Mal consigo atualizar o blog quanto mais escrever mais de mil palavras por dia.

  3. boa sorte. faltam apenas 49300 (contando apenas as 700 iniciais).acredito que eu precisaria de, hm, vejamos, alguns anos para escrever tal quantidade de palavras agrupadas em um contexto.

  4. Tomara que desta vez você leve a termo seu objetivo. Se eu já não escrevesse tanto e se não tivesse esse problema nas mãos, entraria tb.

  5. 3.000 palavras… and counting…(já deveria estar pelo menos em 5.000 para poder atingir o objetivo final em um mês :T)valeu pelas injeções de ânimo! 😀

  6. Estava a navegar e como link puxa link vim parar aqui. Gostei do que li e te desejo muito boa sorte para o próximo concurso. Com certeza com essa experiência, você uma hora ou outra vencerá. 😉

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *