Controle do tempo

Por que é tão difícil controlar a relação atividades por fazer / tempo disponível?

Possíveis razões – é inerente à natureza humana tentar considerar o tempo como uma medida linear, como algo que possa ser ‘medido’. Assim, na ânsia de atingir a máxima produtividade, muitos crêem veementemente que trabalhar mais horas traz como conseqüência lógica uma maior produtividade. Entretanto, não é bem assim que funciona. Muitas variáveis entram em cena para determinar a produtividade. Esses fatores podem ser de ordem pessoal, psicológica, institucional, econômica, entre outros. Na prática, até o ambiente onde se está realizando a atividade pode influir no tempo a ser despendido para realizá-la.
Outro motivo que nos mantém na ilusão de que o tempo é controlável é tentar usar como parâmetro para a produtividade a experiência dos outros, desconsiderando o fato de que cada ser humano vive em um contexto diferente e realiza ações diferentes, de modo diferente, em momentos diferentes, o que os leva a ter predisposição em níveis diferentes para fazer cada coisa.

Okay, a teoria está devidamente assimilada. Mas, na prática, não consigo entender por que não está dando tempo para fazer as coisas! Estou tendo dificuldades em administrar meu tempo desde o início do semestre. Gasto tempo demais com atividades improdutivas (entenda-se por improdutivo algo que se faça em momentos de ócio, mas em sentido oposto à noção de ócio criativo), e, como conseqüência, não sobra tempo para outras coisas também interessantes, como, por exemplo, participar mais ativamente na blogosfera (isso sim seria ócio criativo). Estou atrasada nas leituras jurídicas, não consigo achar tempo para fazer as coisas, estou sempre cansada e sem paciência, mas, proporcionalmente, tenho três vezes mais tempo livre que no ano passado (tomando-se como critério de comparação eu mesma no ano passado, vou precisar correr muito para conseguir me atingir 😛 A pior competição é contra si próprio…).

Se alguém aí souber uma fórmula para melhor aproveitamento do tempo, me avise – estou precisando desesperadamente de uma 😛 (mesmo sabendo que fórmulas para controlar o tempo não existem… mesmo sabendo que o tempo não tem controle…)

Marcadores:

4 thoughts on “Controle do tempo

  1. Faça um inventário durante três dias de todas as suas atividades. Só aí você poderá ver se realmente está fazendo menos coisas. Outro lance é uma análise do seu ser emocional. Se vocie estiver deprimida, tenderá a levar mais tempo pra fazer tudo. É natural.E mais, você é muito exigente. Às vezes ajuda, às vezes perturba seu ritmo natural. Tente e depois me diga o quê encontrou. Beijos.

  2. bom, vc n ta sozinha : “Estou atrasada nas leituras (…), não consigo achar tempo para fazer as coisas, estou sempre cansada e sem paciência”O.o

  3. mesmo sabendo que não é correto utilizar a experiência de outros como fórmula de aproveitamento de tempo?well, eu tenho abdicado de várias coisas para conseguir fazer o tempo “sobrar”. diminuí mto o tempo que passava jogando online e até consigo fazer algum tempo sobrar, o que falta conseguir fazer agora é organizar a ordem das atividades, pois já tenho o tempo médio de realização de cada uma.sinto que esse comentário não ajudou em nada.

  4. Valeu pelas dicas. Já estou fazendo um inventário das atividades. E estou pensando em sistematizar os estudos conforme os dias da semana. Assim acho que aproveito melhor os meus 3 dias livres 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *