Existe vírgula antes do etc.?

Uma dúvida que sempre me perseguia e que não me deixava em paz ao redigir qualquer tipo de texto era quanto à existência ou não de vírgula antes do etc. em enumerações em que mais de dois itens fossem dados em caráter exemplificativo. Claro que essa inquietação não impedia o meu livre exercício dos afazeres diários, mas confesso que me sinto aliviada após ter feito uma pesquisinha básica no Google.

Um pouquinho de gramática, então:

Et cetera é uma expressão latina que significa “e outras coisas”. Sua abreviação de uso corrente é o etc. A regra geral, ao que parece, consiste em usar a abreviação precedida de vírgula, e com um ponto final após – algo como “fui à feira e comprei bananas, maçãs, peras, etc.”
Entretanto, modernamente vem se admitindo o uso do etc. sem a vírgula, como uma forma de evitar a poluição visual, e também porque não faz lá muito sentido colocar a vírgula se se for pensar na tradução literal da expressão (algo como “fui à feira e comprei bananas, maçãs, peras e outras coisas” – nota-se como a vírgula antes do etc. poderia ser dispensável). Assim, a vírgula antes do etc. em enumerações é facultativa.

Algo que não parece ser alvo de controvérsias é a necessidade de se colocar o ponto após o etc. (Como se trata de uma abreviação, o ponto seria sempre obrigatório).
Também acho que cabe aqui ressaltar que absurdos como colocar dois pontos ao lado do etc. só porque ele aparece no final da frase devem ser evitados (não faria sentido dizer, por exemplo, “fui à feira e comprei bananas, maças, peras etc..”).

Em suma:

Forma clássica:

Item 1, item 2, item 3, etc.

Ou

Forma mais moderninha:

Item 1, item 2, item 3 etc.

Para saber mais:
Wikipedia – Et cetera
Etcétera – etc.
Pontuação do etc. (dica da Carla)

Marcadores:

5 thoughts on “Existe vírgula antes do etc.?

  1. engraçado, nunca tinha pensado nisso. ultimamente tenho policiado o uso da vírgula antes do “e”. mas acho que etc sem vírgula fica visualmente estranho no texto. condicionamento, talvez.

  2. Boa tarde, Gabriela:Etc. eu sabia. Estou confusa com acentuação. Afinal, caiu ou não o acento diferencial? Fez tinha acento por causa do outro, o chapéu turco. O Pára! tem acento por motivos de tonicidade. E coco e coco? Essas reformas ortográficas são uma droga.Vou-me já (cacófaton, sp.?)

  3. Cacófatos são divertidos :PAté onde sei, alguns acentos diferenciais permanecem. Mas a proposta de reforma ortográfica que visa padronização do português em vários países abole quase todos.O do pára/para permanece. Mas alguns como pôde/pode já estão em franco desuso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *