Guerra digital

Os moradores da Estônia encontraram uma maneira interessante de protestar contra a retirada de uma estátua (real) de uma cidade portuária do país. Ao invés de violência nas ruas, os estonianos optaram por protagonizar um ataque digital de grandes proporções. No lugar de armas, uma avalanche de dados. No lugar de soldados, bots comandados remotamente a partir de várias partes do mundo. O cenário era o ciberespaço, mas as conseqüências dos atos tiveram reflexos no mundo real.

Os ataques conseguiram impedir o acesso a vários sites estratégicos, como as páginas relativas aos órgãos do governo, a página do principal banco do país, e os sites de alguns jornais diários. Pode parecer pouco, mas para um país em que os habitantes praticamente respiram Internet, um parlamentar ficar dois dias sem e-mail é quase motivo suficiente para iniciar uma crise política.

Mesmo que não consiga impedir a retirada da estátua, essa guerra digital abre precedentes para que os sistemas de segurança dos diferentes países comecem a considerar a necessidade de investir mais em proteção na web. A preocupação com os ataques apareceu até em editorial do NYTimes. Os atos de cibervandalismo ocorreram entre abril e maio deste ano.

Marcadores:

One thought on “Guerra digital

  1. Aposto que foi um SU. Fantástica essa evolução cibernética. Você vai me visitar e me passar um mail?Bom domingo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *