A importância dos metadados

“Actuellement, les moteurs de recherche utilisent le texte comme sa propre métadonnée en travaillant sur le plein texte. C’est une immense régression par rapport à tout le travail réalisé depuis deux ou trois siècles par les bibliothécaires et les documentalistes. Un retour à la préhistoire” (Le Monde)

Pierre Lévy trabalha atualmente em uma pesquisa que visa criar uma metalinguagem para categorizar dados. A idéia é criar um sistema para metadados que independa dos idiomas falados no mundo, o que contribuiria para facilitar a busca por informações na Internet. A linguagem proposta por Lévy é a IEML, Information Economy Meta Language.

Esse recurso permitiria explorar ainda mais a idéia de inteligência coletiva através do ciberespaço (Lévy propôs, há quase vinte anos atrás, que a interconexão de computadores permitiria um aprimoramento da inteligência coletiva, uma vez que as pessoas poderiam interagir entre si através da Internet), já que a IEML permitiria que informações sobre um determinado assunto pudessem ser mais facilmente encontradas na Internet, independentemente do idioma em que se encontrassem, em uma procura semântica bem mais complexa que a utilizada pelos atuais sistemas de busca.

Exageros e entusiasmos à parte, a proposta é a de que até 2010 essa metalinguagem possa ser posta em prática.

Assunto paralelo: o AOL News reformulou recentemente sua página. Qualquer semelhança com um blog não será mera coincidência. Até as editorias foram transformadas em “tags”.

Marcadores:

One thought on “A importância dos metadados

  1. muito interessante a idéia, apesar de eu achar o pierre lévy um cara um tanto quanto maluco.ainda não li, mas já fiz leitura técnica, cataloguei e indexei, hehe. eu acho um pouco difícil uma máquina fazer o que as pessoas fazem – determinar assuntos, indexar. acredito mais no sistema de tags e classificação bottom-up, em que quem escreve informa ao sistema qual o assunto tratado. espero que funcione a linguagem que ele pesquisa, apesar de estar relativamente satisfeita com os buscadores atuais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *