Muito entusiasmo, pouco uso

Este texto publicado por Clay Shirky no blog Many2Many em dezembro de 2006 (e republicado em português na revista Trópico em maio) sugere que os números de acesso ao Second Life esconderiam um dado fundamental: a taxa de desistência de uso do software é muito grande. Pelo que Shirky diz, as pessoas entrariam no Second Life movidas pela curiosidade, apenas para ver como funciona. Entretanto, a maioria não retorna. Assim, mesmo que realmente tenha havido 1 milhão de acessos nos últimos 60 dias, isso significaria muito pouco em termos práticos, na medida em que mais de 70% desses usuários jamais voltarão ao Second Life.

There’s nothing wrong with a service that appeals to tens of thousands of people, but in a billion-person internet, that population is also a rounding error. If most of the people who try Second Life bail (and they do), we should adopt a considerably more skeptical attitude about proclamations that the oft-delayed Virtual Worlds revolution has now arrived.

No post, Shirky ainda discorre acerca do fato de que o Second Life não seria de fato um ambiente virtual totalmente inovador, na medida em que busca inspiração em outras comunidades virtuais preexistentes. Enfim, vale a pena ler o texto completo.

Marcadores: ,

4 thoughts on “Muito entusiasmo, pouco uso

  1. Realmente, a matéria é ótima.Valeu pela dica :)Cada vez me convenço mais de que o Second Life é um exemplo prático da teoria da cauda longa 😛

  2. Muito massa. Nunca tinha ouvido falar do Croquet. Lá também falava de outros sistemas interessantes. A idéia do livro digital também é ótima.O grande problema do uso desses ambientes virtuais na educação hoje é o fato de eles exigirem investimentos pesados em equipamentos… No momento, não são viáveis. Mas no futuro, talvzez… :)É o mesmo problema do Second Life. Só que o SL é ainda mais restritivo, pq além de ser pesado e tudo o mais, ele ainda requer atualizações constantes.Enfim, valeu pela dica! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *