Post-comentário

A Tina, do Universo Anárquico, fez um post sobre o aniversário dela. Empolguei-me com o assunto e fiz um comentário gigantesco sobre a passagem do tempo. Praticamente um post dentro do comentário. Para não perder o “fio da meada”, resolvi reproduzir minhas palavras aqui, transformando o comentário em um post de verdade.

Então, falemos sobre aniversário…
É importante comemorar a data e tudo o mais, pois assinala a passagem do tempo. Mas, mesmo assim, acho um pouco estranho o fato de que a gente admite a falsa-linearidade do tempo a tal ponto que, de um dia para o outro, da noite para o dia, passamos a ter outra idade. É como se o tempo passasse de repente, como se a nossa idade mudasse do nada, quando, na verdade, estamos ‘crescendo’, ‘envelhecendo’ a cada dia.
Temos uma idade em número absoluto, dedicamos um certo tempo para nos acostumarmos à idéia de que essa é a nossa idade, internalizamos o número a tal ponto que conseguimos responder com prontidão e quase sem pensar à pergunta “Qual a sua idade?” em um formulário qualquer proveniente da burocracia do mundo. Daí, sem mais nem menos, chega um determinado dia do ano a partir do qual todo o esforço em decorar a nossa idade simplesmente é perdido. Passamos a ter uma nova idade e a ter de decorar um novo número.
O aniversário assinala a data dessa mudança de idade. Mas talvez a mudança não fosse assim tão sem sentido se já tivéssemos a cultura de contar a idade não por dezenas exatas, mas com números quebrados. Algo como ter 31,5 anos, ou 57,8. Ou se, ao invés de medir o tempo por anos, contássemos a nossa idade por conhecimeto adquirido, ou por vivências e experiências. Ou talvez a idade pudesse ser medida por estado de espírito. Ou até mesmo a partir de uma média ponderada entre a idade física e a idade do espírito (com peso maior para a idade que sentimos ter; não importa muito o tempo vivido – este só serve de baliza para termos a noção de há quanto tempo estamos vivos).

Update 12/07 – a Tina também transformou o comentário em post.

Marcadores: ,

5 thoughts on “Post-comentário

  1. Teu comentário virou parte do meu post. Acho que ficou legal. É muito legal ter leitores que incentivam o pensar com seus comentários em vez dos “Adorei seu post!”

  2. Se eu tornar post teu post sobre seu comentário do post dela, isso vira um meme? 😀 só pra saber… =Ohehehe!

  3. não importa muito o tempo vividoEsa es la clave. Pienso que son mucho más importantes las experiencias vividas que el tiempo que ha pasado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *