Para não se perder por aí

Web Map

A empresa de internet japonesa Information Architects lançou em junho a versão 2.0 do Mapa de Tendências da Internet 2007. O mapa traz os 200 sites mais interessantes da internet, classificados por categoria, proximidade, sucesso, popularidade e perspectiva. A nova versão parece bem menos confusa que a anterior.

A estrutura do mapa se baseia no mapa do metrô de Tóquio, com algumas modificações para que o desenho original pudesse se adaptar à dinamicidade das páginas da web. Há várias ‘piadinhas internas’ que são melhor compreendidas por quem conhece um pouco da geografia de Tóquio. Como exemplo, “Você” (ou o local de onde partem todas as vias do mapa) fica localizado onde, no mapa real, pode ser encontrado o Palácio Imperial.

Outros aspectos interessantes são a previsão do tempo (que indica um prognóstico para os próximos 6 meses para cada empresa), e a classificação dos sites como 0.5, 1.0, 1.5, 2.0 ou 2.5. Na página eles explicam que Web 2.5 seria o que o Facebook está se tornando, e Web 0.5 é o Jakob Nielsen ainda está fazendo.

No site, é possível ainda acessar uma versão clicável do mapa, ou então baixar a imagem para usar como fundo de tela. Também dá para adquirir uma cópia do mapa em versão pôster por U$30.

A dica é do Marcus, via alexmaron.

Marcadores:

8 thoughts on “Para não se perder por aí

  1. facebook é tendência.está em todos os lugares.até na Veja, que normalmente demora pra pegar essas ondas.mas mesmo assim, continuo relutante.

  2. Eu tinha visto essa brincadeira, e foi a primeira coisa que lembrei quando o Andre Dahmer fez o mapa da blogosfera brasileira: daqui a pouco alguem inventa o diagrama da blogosfera em alusão ao metrô japonês. 🙂

  3. E que tal re-readaptar as idéias e fazer um mapa da blogosfera com base na linha do metrô de São Paulo? 😛 Tudo é possível!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *