Todos contra um

Orkut, MySpace, LinkedIn, hi5, Flixster, slide, iLike e Ning se uniram para quebrar a hegemonia do Facebook. Como? Todos planejam adotar a “nova” tecnologia OpenSocial, anunciada oficialmente ontem pelo Google. A plataforma permite que programadores externos criem “widgets” a serem usados nas páginas do Orkut e de outras redes sociais que aderirem ao programa. (Sim, trata-se de mais uma forma de trabalhar de graça para o Google.)

A novidade só não é maior porque o Facebook já faz isso desde maio deste ano. A diferença é que o Google permitirá que outras redes sociais se utilizem da mesma plataforma para criação de widgets.

Já tem até um Google Blog para falar do desenvolvimento da API do OpenSocial. E a documentação já está disponível no Google Code. Programadores interessados em criar aplicativos para o Orkut podem se inscrever aqui. Curiosos também podem acompanhar alguns exemplos.

Marcadores: ,

2 thoughts on “Todos contra um

  1. Acho que tem um peso maior quando muita gente se junta pra contar que redescobriram a pólvora, mas que dessa vez ela vem cintilante. =PPoxa, quanta coisa junta. No fim das contas eu mal conheço metade dessas pessoas… nem hi5, nem Ning… e várias outras redes sociais que tem lá.

  2. Compreendi que você está a falar destas entidades .com no Brasil. O Brasil é um mercado curioso. Nem com ele nem sem ele. Para nós aqui nos EUA estas mudanças não nos afetam, meio milhão de americanos no Orkut.com. Agora entendo melhor seu artigo.A 700 dólares a ação, é compreensível que Google queira que todos estejam “working for the man.” E vamos nessa.Bom jantar, Gabriela.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *