Todo mundo quer ser jornalista

Jornalismo é o curso mais concorrido da Fuvest no vestibular de 2008, com 41,63 candidatos por vaga. Em segundo lugar, vem Publicidade e Propaganda, com 41,02. Cursos tradicionais como Medicina e Direito só aparecem mais adiante na lista (respectivamente, nas posições #5 e #17). Sinal dos tempos? Todos querem ser jornalistas cidadãos ou blogueiros?

Em tempo: em números absolutos, Medicina e Direito ainda lideram em número de candidatos. Mas sofreram considerável queda em relação ao ano passado. São 2.722 candidatos ao curso de Jornalismo – contra 12.341 em Medicina. A discrepância na relação candidato/vaga se dá porque o número de vagas para Jornalismo é muitas vezes menor que para Medicina. De qualquer modo, chama a atenção a quantidade de pessoas preferindo uma área até então pouco comum, como é o caso da Comunicação Social.

Marcadores:

5 thoughts on “Todo mundo quer ser jornalista

  1. Quando estudei arquitetura, uma escapulida do vestiba de engenharia para pessoas mais “artísticas”, comunicação era um vestibular para quem queria um diploma universitário sem prova de biologia ou de química ou de matemática. Era majoritariamente feminino e não tenho certeza para que servia o diploma a não ser ter um diploma universitário. Jornalismo era feito na prática, com homens.A PUC-RJ mal havia aberto seu curso para publicitários ou um outro de “relações internacionais.” Literalmente, minha mãe me mandou fazer arquitetura.Não sei quais são as opções de vestiba hoje. Comunicação deve parecer fácil, mas nem todos podem ser uma Gabriela Zago, pra lá de antenada.

  2. ei, são dados muito interessantes!MUITO.eu acho que é preciso algum tipo de reavaliação das disciplnas (sempre é) e do foco dos cursos. precisamos de *comunicadores sociais*, e essa demanda vai subir.

  3. Espero que o salário dos comunicadores suba junto com a demanda do mercado, ou a quantidade de profissionais sobrando vai fazer o oposto…

  4. Puxa, acabei de terminar minha monografia e só falta pegar o canudo para ser jornalista desempregado…¬¬Pelo visto, o mercado de trabalho vai ficar mais concorrido ainda!heehhe=)

  5. E olha Relações Internacionais em terceiro! PQP! Saturação de mercado de profissionais que mal sabem o que podem fazer de seus títulos direito… que lindo isso! =P

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *