E-mail 2.0

Qual é o futuro do e-mail? RSS, rede-socialização ou visual 3D bonitinho?

Segundo Brad Garlinghouse, do Yahoo!, o e-mail do futuro será capaz de identificar quais as mensagens são mais relevantes, com base nos seus hábitos de leitura. Além disso, os contatos terão cada vez mais características de perfis de redes sociais. Outros elementos de redes sociais que o e-mail do futuro do Yahoo! ainda poderá ter incluem lista de aniversários (útil, muito útil) e uma espécie de news feed a la Facebook (tipo aquele recurso tosco do Orkut com as últimas atualizações nos perfis de seus amigos). O ReadWriteWeb aposta ainda na possibilidade de se ver quem acessou seu perfil do e-mail por último (tipo o que faz o MyBlogLog, recentemente adquirido pelo Yahoo!; ou, trazendo a analogia para o universo Orkut, algo como aquela lista com os cinco últimos indivíduos que bisbilhotaram o seu perfil).

Uma outra opção é, literamente, mergulhar nos e-mails. O 3D Mailbox é uma mistura bizarra de e-mail com metaverso. E não é algo prometido para o futuro: existe e está em funcionamento. Com ele, você pode ler as novas mensagens à beira da piscina, e pode servir spams de alimento aos tubarões. Em uma segunda opção de metaverso, suas mensagens chegam em um aeroporto. Cada nova mensagem é um Boeing 747, e chega pelo portão de desembarque. E-mails com anexos vêm em aviões de carga. As mensagens que você redige saem pelo terminal de embarque. E os temíveis spams vão parar em uma pista paralela.

O interessante é que a gente usa tanto o e-mail, que nunca pára para pensar no que ele ainda pode ser melhorado. As mudanças anunciadas para o futuro vão um pouco além do que a “nova versão” do Gmail já faz. Cada vez mais as alterações irão além do que meras modificações de ordem estética, a caminho de transformarem os e-mails em ferramentas inteligentes.

Em tempo: será que o e-mail do futuro não vai “sofrer” do mesmo mal que os celulares? Assim como para um telefone o que importa é fazer ligações (e não tirar fotos, enviar videozinhos, escutar mp3 e acessar a Internet em qualquer hora e em qualquer lugar), um programa de e-mails ideal deve se basear, fundamentalmente, na possibilidade de enviar e receber, de maneira prática, dados e informações. O resto é frescura — mas tudo o que vier é lucro.

Marcadores:

2 thoughts on “E-mail 2.0

  1. eu aposto na simplicidade. coisas como o 3D Mailbox são muito criativas, porém restritas ao mundo geek. a maioria das pessoas mal sabem usar um email convencional… já ouvi várias pessoas dizendo: meu email é http://www.fulano@hotmail.com... é engraçado mas é a verdade.

  2. A única coisa que pediria ao serviço de mail seria melhor controle de SPAM. A quantidade de SPAM do meu e-mail é volumosa. Creio que SPAM foi a causa de um índice de confiança menor na Apple este ano. O mac.com recebe spam em quantidades absurdas.Fora isso, gosto de e-mail mas acho que é uma arte em extinção à medida que as pessoas querem micro-tudo e MSN-ear. Em alguns anos duvid que a ortografia do português exista. vai ser o dedonês, já previsto por um carinha aí. Ah, o MyBlogLog sempre foi do Yahoo. Quando fiz algumas enquetes, antes dele ser oficialmente do Yahoo, sempre que eu marcava Google, a resposta aparecia Yahoo. Eles ficaram com meu dinheiro e identidade. Estou de volta como Tina Oiticica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *