Excesso de informação

Se a gente seguir produzindo no ritmo em que produzimos atualmente – ou melhor, se a produção continuar aumentando no ritmo em que aumenta – em no máximo 2 anos teremos um excesso de informação incontornável na Internet.

De acordo com um estudo divulgado pelo Nemertes Research Group na semana passada, a Internet ficará sem capacidade até 2010, a menos que se invistam bilhões de dólares no reforço aos backbones que atualmente suportam o tráfego mundial de dados — algo como uma lei de Moore aplicada à circulação de dados na Internet.

O grande culpado serão os videozinhos bobinhos e inocentes que você assiste diariamente no YouTube, os filmes de qualidade duvidosa que você baixa para economizar com cinema e as músicas que tenta pegar de graça para sua imitação barata de iPod [não que eu não faça isso… sempre]. O crescimento no fluxo de streaming de vídeo, nos downloads de músicas, ou na troca de arquivos por P2P pode contribuir para entupir as vias de circulação dos dados. O estudo sugere que a demanda para esses serviços irá acelerar cada vez mais, o que requer, urgentemente, mais capacidade.

A estimativa é que os usuários da Internet produzam 161 exabytes de novos dados, apenas neste ano. Um exabyte é o equivalente a 1,1 bilhão de gigabytes, ou seja, algo como 50 mil anos de vídeo em DVD de alta qualidade.

Via GJol

Marcadores:

2 thoughts on “Excesso de informação

  1. Vídeos de qualidade duvidosa?Já vi uns por aí e eles parecem de ótima qualidade, inclusive tem uns em alta definição. :PMas sério, o real excesso de informação que me preocupa é o que já ocorre. de não conseguirmos processar toda informação produzida que nos interessa.

  2. Pois é, essa faceta do problema de excesso de informação é bem mais grave. Se nem os computadores conseguem mais agüentar, o que dirá de nós, indivíduos?? Vai chegar um ponto em que esse caos será insuperável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *