Como comentar em um blog

Sabemos que as caixas de comentário são espaços democráticos para discussão do tema dos posts (ou qualquer outro assunto que se queira abordar ou discutir). Blogs são revolucionários como veículos de comunicação na medida em que proporcionam um espaço para que seus leitores se manifestem junto ao post.
O problema é que com o tempo aumentou a burocracia em torno da caixa de comentários. Vários fatores fizeram com que se tivesse de reforçar a segurança para se deixar um comentário, de modo a evitar comentários maldosos ou ofensivos, e os temíveis spams.
Confira abaixo o que você precisa fazer para comentar em um blog:

– Tenha em mãos documentos de identificação como CPF e título de eleitor.
– Escaneie um comprovante de residência, por precaução.
– Para cada blog, faça o cadastro, preenchendo seus dados pessoais, para poder comentar. Como todos os nomes de usuários legais já foram tomados, crie um nome de usuário bizarro. Esqueça o nome de usuário toda vez que for comentar, e repita o processo de cadastro a cada tentativa de manifestar sua opinião, em cada blog.
Use um e-mail válido para o cadastro – eles provavelmente vão exigir confirmação do cadastro por e-mail.
Seja breve e sucinto, pois os CAPTCHA geralmente operam com um reduzíssimo período de time-out.
– Efetue a soma exigida.
– Encontre as letrinhas embaralhadas em um fundo confuso.
– Tome cuidado com a escolha das palavras. É preciso provar que se é humano, ou, do contrário, seu comentário irá ser barrado por algum filtro de spam.
– Os comentários são moderados. Volte mais tarde para ver se o comentário foi aceito. Do contrário, repita o processo, e comente (tente comentar) de novo.
– Comemore a democratização propiciada pelos blogs 🙂

Leve sátira para entrar em clima de domingo… O CAPTCHA é malvado, sim. Mas é só aprender a domá-lo que tudo se torna mais simples. Dica do dia: aperte ‘Preview’ antes de enviar um comentário. Aparecerá um novo CAPTCHA, com o prazo de time-out restabelecido 🙂

18 thoughts on “Como comentar em um blog

  1. Quer anotar?
    Roberto Camara Jr.
    data de nascimento: 29/11/1974 no quarto 402 do Hospital Português às 17:45 – não havia horário de verão – na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, América do sul, planeta terra, sistema solar, via láctea, univarso….
    Filho de Márcia P. Camara e Roberto M. Camara, resgistrado no cartório do bairro de nazaré peli pai.
    Rg ignorado assim como o CPF!
    Algo mais!?
    Pronto….
    Já posso comentar!?
    Então vamos ver….
    Antes de mais nada queria diz….
    CAPTHA Filadap(Pííííííííííííííííí….) volta aqui!!!

  2. Isso me faz lembrar que eu tenho que pegar os meus documentos perdidos, pra minha vida de carne e osso.
    😛
    E também me faz lembrar que sou amigo do Captcha desde que a gente era bem pitoquinho, ele só é fechadão e sério com essa coisa de horário pq é um sujeito sério, mas ele é boa gente.

  3. linda ironia, Gabi. entrou nas minhas ‘leituras que recomendo’. a verdade é que a internet é feita pelo ser humano, e repete todos os hábitos dele…
    ah, e o CAPTCHA é um ‘pé no saco’, isso sim. o Askimet é um anti-spam muito + amigável 😉
    bjs!

  4. Eu desencanei há tempos do captcha: os spammers são bem mais eficientes que qualquer antispam. Larguei mão disso e aderi a moderação de comentários (sim, existem centenas, talvez milhares de inconvenientes…)

  5. Captcha, moderação, e-mail válido… de qualquer forma, sempre tem que haver uma forma de se provar que é humano 😛 O próprio Orkut lançava [não sei se ainda lança] a pergunta “Are you human?” diante do captcha requirido para se criar uma nova “comunidade”…

  6. oi lu quero ser modelo igual vc so que tenho que estudar muito lu ty mao de mais vc para mim é a melhor atriz do mundo e vc e o miguel fazem um belo casau viu ry amoooo com que eu fazo para ser modelo amor

  7. Pior é que quanto mais segurança mais inseguro fica!
    A maioria dos programas de seguraça já são dominados pelos haker,é como seial de programa,todos tem um meio para burlar,os spamers sempre descobrem um meio de se dar bem as custas dos mortais que nem nós…
    Os maiores Spamers na verdade são as mega corporações da infomação (legalmente imorais)que ganham rios de dinheiro criando “falsas”(porque são robots) pesquisas de mercado para empresas que querem se dar bem na Internet.
    Será que algum dia haverá democracia real na Internet?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *