Mais sobre o fim do jornal em papel

Muito tem se dito sobre a possibilidade de a Internet vir a acabar com o jornal em papel. Mas a situação não é bem assim: cada meio tem seu espaço, e assim como a televisão não acabou com o rádio, a Internet também não acabará com a imprensa. Meios diferentes conquistam públicos diferentes, e é preciso aprender a conviver com isso. A grande questão não é se os jornais vão acabar, e sim o que é preciso fazer de diferente para evitar que eles acabem.
Preocupada com essa situação, Romina, do blog En El Medio, traz a lista elaborada em 2005 pelo Real Simple de 10 novos usos para o jornal em papel:

1. Desodorizar caixas de alimentos
2. Amadurecer tomates
3. Empacotar coisas delicadas
4. Limpar vidros.
5. Preservar antigüidades de cristal.
6. Secar sapatos.
7. Embrulhar presentes.
8. Usar como capacho para secar as botas de neve encharchadas.
9. Preparar o jardim.
10. Manter a gaveta de verduras da geladeira seca e livre de odores.

Também daria para incluir um item 11, ou substituir o 8 (já que não temos neve), por: jornais são ótimos para fazer banheiros para animais domésticos.
Não, isto não é uma piada. A idéia é buscar alternativas ecológicas para o jornal em papel, aproveitando-se do fato de que o papel jornal é bastante absorvente. Mas óbvio que isso não tem absolutamente nada a ver com a discussão online/offline – embora seja interessante ler o artigo “Should I Cancel My Newspaper Subscription?” da Slate (via Ponto Media), que traz os prós e contras, sob o ponto de vista do meio ambiente, de se ler notícias online ou offline. Um trechinho:

“Paper may be an energy hog, but so, too, are the servers and desktops that make online newspapers possible”

Dá o que pensar. Leia o texto completo aqui.

6 thoughts on “Mais sobre o fim do jornal em papel

  1. Gabriela, teu blog é uma delícia de ler, o que é algo muito raro em se tratando de blogs de jornalismo.
    Eu estou iniciando um agora com esse tema (a estréia oficial é amanhã!!!) e por isso gostaria, se possível, que você me passasse teus contatos (MSN e e-mail). Depois te explico o motivo.
    Beijos!

  2. A mulher mais rica do mundo é a Oprah? Não. De acordo com o Lost Angles Times (sic) é uma chinesa que importa o lixo daqui: papel, cartolina, etc. Assim como prefiro e-mail, prefiro jornal.
    Espero que o jornal impresso não morra jamais.

  3. o jornal em papel, é a única exceção pra regra…
    NUNCA SE LÊ ENQUANTO SE COME.
    Começar um dia, preso no trânsito e sem um jornal na mão? Esquece…. a importância do jornal transcende a utilidade ( não importa que aspecto dessa utilidade se analise ) dele perante qualquer outro meio, enquanto se escuta rádio no trânsito se está sujeito a ser incomodado, agora, enquanto se lê não. Te cria uma espécie de bolha e é uma coisa que se pode fazer bem sossegado, o sujeito com lendo um jornal-papel parece meio alheio ao mundo e o mundo sabe disso logo não incomoda quem leva um jornalzinho debaixo do braço.

  4. Nesse final de semana eu fui em um hipermercado wal-mart aqui em Goiânia e lá o cliente se quiser sacola tem que comprar. O Hipermercado não entrega mais sacola para embalar. Achei a iniciativa legal deles. Estão recebendo criticas, mas é uma medida necessária.
    Até +!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *