Dia Internacional pela Liberdade de Expressão na Internet

rsf
As constantes restrições de acesso à Internet em países como Birmânia (Myanmar) e China levaram a organização Reporters Sans Frontiers a promover, em parceria com a Unesco, o primeiro Dia Internacional pela Liberdade de Expressão na Internet, que será realizado nesta quarta-feira, 12 de março. Sob o mote “24 horas contra a censura”, a organização convoca os moradores dos países Birmânia, China, Coréia do Norte, Cuba, Egito, Eritréia, Tunísia, Turcomenistão e Vietnã a se juntaram às cibermanifestações que ocorrerão ao longo do dia 12.
A entidade também aproveitará a data para publicar uma nova lista com os “inimigos da internet” (a lista atual é composta pelos nove países citados acima), e disponibilizar uma versão atualizada do “Guia do dissidente cibernético“.
Só para dar um exemplo do que realmente sinifica ter a imprensa – e o acesso à Internet – censurados, basta relembrar os protestos dos monges budistas na Birmânia, que viraram notícia no mundo todo no ano passado. Devido à censura, as notícias sobre o país precisam ser publicadas por repórteres instalados nos países que fazem fronteira com a Birmânia. Mesmo assim, a população resiste e luta, e usa blogs e outros veículos de midia cidadã para informar o resto do mundo sobre o que acontece por lá.
Vale lembrar ainda que o Brasil também não é um verdadeiro primor em termos de liberdade de expressão na Internet – nosso país figura no mapa da censura online elaborado pelo Global Voices Online (e por um motivo no mínimo bizarro, diga-se de passagem).
Embora a idéia seja protestar contra restrições à liberdade de expressão na Internet nos nove países listados acima, blogs e sites do mundo inteiro são convidados a participar das manifestações. Segundo a entidade, atualmente são ao todo 63 dissidentes cibernéticos que estão presos em várias partes do mundo em virtude do exercício do direito à liberdade de expressão na Internet.
Via Monitorando.

Blogs e blogueiros: estive em Porto Alegre no final de semana para conhecer alguns dos meus ídolos na blogosfera: Milton Ribeiro, Idelber Avelar, os verbeaters Tiago Casagrande e Gustavo Brigatti, dentre outros. É completamente estranho, mas ao mesmo tempo interessante, conversar com outros blogueiros sem a intermediação de uma caixinha de comentários (talvez por isso tenha predominado em mim, ainda que involuntariamente, o lado monossilábico e reticente).

Assunto paralelo: para o pessoal que anda reclamando nos bastidores da infreqüência dos posts neste blog, aí vai um paliativo: montei, via Yahoo! Pipes, um feed que reúne os posts deste blog com alguns dos meus bookmarks do del.icio.us.

3 thoughts on “Dia Internacional pela Liberdade de Expressão na Internet

  1. Querida Gabriela, foi um prazer conhecê-la. Desculpe se exagerei demais na tagarelice… Não há quem não fique reticente ante um falatório descontrolado daqueles 🙂

  2. Hehehehe… Daqui de Xangai eu tou feliz em conseguir acessar pelo menos o Verbeat… nenhum dos links do rsf entram (nem com proxis), tampouco qualquer blogspot…
    Hoje dia 12, então, nem pensar, né?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *