Jornalismo em uma nuvem de tags

Picture 1
Anteontem fiz um post sobre o TwitScoop. Em linhas gerais (para quem tiver preguiça de clicar no link para ler o post em si), trata-se de (mais) uma (dentre inúmeras) ferramenta criada a partir da API do Twitter, cujo diferencial é exibir uma nuvem de tags atualizada em tempo real com as palavras que estão sem mencionadas naquele instante no Twitter. Divertido, não?
Mas foi só depois de fazer o post que percebi o potencial dessa ferramenta para o jornalismo. No mesmo dia, cheguei a comentar no Twitter que fiquei sabendo de um terremoto nas Filipinas a partir do TwitScoop (veja a imagem acima). E hoje o Donizetti comentou que ficou sabendo de um atentado à embaixada norte-americana em Instambul pela mesma via.
O que há de interessante no TwitScoop, então, é que observar as tags aumentando e diminuindo de tamanho em tempo real não só pode nos revelar tendências do Twitter, como também permite acompanhar o estopim de grandes acontecimentos, em um autêntico crowdsourcing. Em síntese, trata-se não só de uma poderosa ferramenta de marketing, como também pode ser usado como uma ferramenta para o jornalismo.

3 thoughts on “Jornalismo em uma nuvem de tags

  1. Acabo de dar uma olhadinha na nuvem de tags e a palavra crescendo é “fila”. Hoje é o lançamento do iPhone 3G, e o pessoal tá mandando mensagens da entrada das lojas!

  2. Acabei de ver por lá que a iTunes Store e o Mobile Me estão temporariamente indisponíveis. Efeito iPhone.
    Uma versão screensaver ou algo do tipo dessa nuvem de tags seria muuuuito interessante 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *