Privacidade na internet

Os EUA estão pressionando o Google para que libere informações sobre pesquisas realizadas por seus usuários no site de buscas. Esse duelo ainda vai dar muito o que falar. O governo americano alega que os dados serão utilizados para combater a pornografia. Outros grandes sites de busca já concordaram em liberar as informações solicitadas, mas com restrições. O único que se nega terminantemente a ceder qualquer tipo de informação é o Google, pois isso iria contra a política de privacidade do site.
Essa exigência judicial de fornecer dados abre caminho para uma discussão sobre privacidade na rede. Uma coisa é liberar dados pessoais dos usuários quando eles agem acreditando estarem protegidos pelo manto da confidencialidade. Outra situação completamente diversa seria avisar aos internautas (— que palavra bem horrível… credo!… por que não chamá-los de intenéticos? interneiros? internatos? —) que a partir de um determinado momento em diante todas as suas pesquisas online não estarão mais protegidas. Claro que isso abriria caminho para que aqueles que cometem irregularidades consigam sair impunes disso tudo, e outros tantos partiriam em busca de sistemas para burlar a escancaradice do sistema, mas ao menos todos estariam agindo com a mais pura transparência.
Enfim, o que o governo americano está querendo fazer, do jeito que está sendo feito, seja quais forem as reais intenções, é uma grande sacanagem… (mas nem por isso eu deixo de achar que tudo seria mais simples se não houvesse essa tal cláusula de sigilo quanto a que tipo de coisa as pessoas procuram em sites de buscas :P)

Marcadores:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *