O valor da privacidade

Artigo da Wired que fala da importância de se ter privacidade. Não é porque alguém não faz nada de errado que pode permitir simplesmente que o governo ou qualquer outro ser acesse tudo sobre a sua vida a qualquer momento… Todo mundo tem direito a falar o que quiser no recôndito de seu lar 😛 Por que na Internet haveria de ser diferente?
Esse artigo me fez lembrar as idéias presentes no livro “Fortaleza Digital“, a primeira obra de Dan Brown. A história (muito mal escrita, mas cheia dos recursos astutos do autor para prender a atenção do leitor do início ao final) gira em torno de discussões acerca do suposto acesso irrestrito que o governo tem ou poderia ter aos dados dos usuários da Internet nos Estados Unidos. Tanto no livro quanto no artigo é citada a expressão latina “Quis custodiet custodes ipsos?” (algo como “Quem guardará os guardiões?”), como uma maneira de fazer lembrar que o poder daquele que viesse a invadir a privacidade não teria como ser regulado.
Recomendo a leitura de ambos (livro e artigo).

— Artigo encontrado via StumbleUpon. Até que dá para achar coisas legais surfando ao acaso 🙂

Marcadores:

One thought on “O valor da privacidade

  1. As pessoas devem ter direito a privacidade nos lugares em devam ter, porém muitas vezes vimos algumas reclamarem de câmeras de segurança em locais públicos alegando falta de privacidade em Ruas ou locais cheios de gente,o que é um absurdo.Os marginais agradecem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *