O Orkut e a Justiça

Rumores diziam que a Google esteve perto de ter de fechar suas operações no Brasil esta semana por conta do impasse Orkut X Ministério Público. Não sei se foram só rumores. Mas ao entrar no Orkut a gente se depara com o seguinte aviso:

E as mudanças não se limitam ao aviso: os termos de uso do site de relacionamentos também mudaram. Agora, a maioridade é obrigatória (e antes também não era??), e o site não mais se responsabiliza por conteúdo ilegal colocado por usuários. Também há políticas para coibir a criação de perfis falsos, como a impossibilidade de permitir dois nomes de usuário iguais, ou impedir a criação de perfis com nomes protegidos por marcas comerciais ou por lei de direitos proprietários.

Dos termos de uso do site:
“International users agree to comply with all local rules regarding online conduct and acceptable content, including laws regulating the export of data from the United States or your country of residence. You are solely responsible for your conduct and any data, text, information, graphics, photos, profiles, audio and video clips, links and other content (“Materials”) that you submit, post, and display on the orkut.com service”

Ou seja: use seu Orkut por sua própria conta e risco. Os usuários agora estão sujeitos à legislação local de seu país de origem. (Essa é uma indireta bem direta para o Ministério Público, huh?)

Marcadores: ,

4 thoughts on “O Orkut e a Justiça

  1. Orkut do jeito que está não dá para continuar. É um festival de crimes e ilícitos civis, como calúnias, roubos de direitos autorais e tudo mais que a imaginação pode criar. Por outro lado, a Google do Brasil faz corpo mole para cumprir as ordens judiciais. Do jeito que o diabo gosta.

  2. Gabriela:Os TOS não mudaram em nada. As leis de crimes são praticamente iguais. O horror é que os Termos de Serviço ainda nnao foram traduzidos. Orkut sempre foi para maiores de 18 anos, sempre em qq organização na Internet há proteção contra crimes à pessoa, perfis falsos, etc. e tal.No dia 25/8 pela manhã a Nicole Wong do Google, Inc. declarou que ou os brasileiros iam ser barrados do orkut ou orkut seria fechado, em entrevista exclusiva à Folha de SP. De tarde apareceu a primeira notícia dizendo que nada disso, de fontes anônimas dentro de Google,Inc. Que eles queriam servir melhor os usuários, bla-bla-bla.Esta notícia saiu num comentário de um blogueiro no 1/2Bit. Recebi este e outros. O Google Alert-orkut só confirmou às duas da manhna de Brasília e ainda por cima perguntando quem tinha feito declarações absurdas de fechar orkut.A única diferença de que me recordo é que antes se a pessoa denunciasse gente demais a pessoa era expulsa. Até agora só vi funcionar expulsão de menores de 18. O parquinh ode diversões no meu scrapbook tá lá: Tina Harris.Mais detalhes do imbroglio? Meus blogs, naturalmente. As fontes estão lá para que vocie nnao diga que nnao sabe se foram só rumores.Um abraço.

  3. O Orkut virou uma putaria e baixaria generalizada. Desculpe-me pelo termo, mas é a mais pura verdade. Apesar disso, não sei mais viver sem ele ¬¬

  4. fico tão triste em não usar o orkut.pra mim ele é tão útil como um grão de pipoca que não estoura. =psei que teríamos suicídios em massa, choro e ranger de dentes, mas eu gostaria de ver o orkut proibido no Brasil. O resto do mundo agradeceria ao devolverem o orkut pra eles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *