A mídia como violadora dos direitos humanos

Uma discussão recorrente nessas três primeiras semanas de Edhuca (Escola de Direitos Humanos e Cidadania, projeto de extensão da faculdade de Direito da UFPel) diz respeito ao quanto a mídia contribui para o desrespeito aos direitos humanos. Fora as críticas que já eram de se esperar, como o fato de que a mídia não se preocupa tanto com assuntos ligados a pequenas violações de direitos humanos, mas quando a violação é grande, ela transforma em espetáculo midiático (exagerando as proporções do fato), havia também um tipo de crítica diferente. Em mais de uma oportunidade, a mídia foi acusada de ela mesma também violar os direitos humanos. E de formas bastante sutis. Como exemplo, quando um jornal coloca em uma manchete, ou até mesmo no texto de uma pequena nota da página policial, que “um pivete atacou uma criança”, a mídia está, ela própria, cometendo uma violação de direitos humanos. Ora, quem é o pivete e quem é a criança? O “pivete” não é ele mesmo uma criança? Outro caso, bem mais freqüente, ocorrequando algum jornal menciona algo como “extremistas muçulmanos jogam bomba no prédio X” – mas quando o violador é, digamos, Bush, atacando países islâmicos, ninguém diz “cristão enfurecido manda jogarem bomba no Iraque”. Assim, até mesmo pela má escolha de palavras um jornalista pode se transformar em um violador dos direitos humanos, e contribuir para perpetuar as graves discriminações que determinadas parcelas da sociedade recebem, visto que a mídia, com seu alto grau de penetração nos lares, é capaz de influenciar a opinião das pessoas. Talvez os cursos de Jornalismo estivessem precisando buscar uma maneira de incutir em seus alunos algumas noções de direitos humanos…

Em tempo: até no curso de Direito a disciplina de direitos humanos não é obrigatória :/

Marcadores: ,

4 thoughts on “A mídia como violadora dos direitos humanos

  1. Gabi,Seu blog, como sempre, fantástico. O tema desse post é espetacular! Minha humilde e sincera opinião? “Direitos Humanos” deveria ser disciplina obrigatória em TODOS OS CURSOS, de Matemática à Direito, de Agronomia às Engenharias.Espero que ainda esteja em tempo de lhe parabenizar pela Nano Novel. Li a primeira página no site e gostei muito da idéia!Grande abraço!

  2. E o pior é que o papel da mídia é sem dúvida enorme quando se trata de formação de opinião. O que nos resta é torcer pra que todos criem um senso crítico apurado contra informações dúbias, errôneas, falsos julgamentos, moralismos etc.Gostei do texto!

  3. Dessa vez o blogspot deixou eu postar …. yey.Já tinha pensado sobre o assunto do post. Que surpresa, jornalistas são tendenciosos! :D:*

  4. Es un tema problemático el que planteas en este artículo. Por un lado tenemos el derecho a la libertad de expresión y por otro la violación a los derechos humanos que comentas aquí. Pienso que la clave es que los medios de comunicación deberían darse cuenta de la gran responsabilidad que tienen y que, aunque tengan el legítimo derecho a la libertad de expresión, deberían llevar cuidado con las consecuencias que tiene todo lo que dicen.Enhorabuena por tu novela de NaNoWriMo!!! Al final la conseguiste terminar! Es toda una hazaña 🙂 Ahora espero con ganas el momento en el que termines la versión retocada y mejorada. Mientras tanto, le echaré un vistazo al PDF que ya has publicado.Un saludo!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *