Direito e jornalismo

A coluna do Ombudsman do Comunique-se desta semana menciona a importância de um jornalista saber usar adequadamente os termos jurídicos. Mesmo que só tenha noções gerais de Direito, um bom jornalista deveria ter o telefone de um advogado sempre por perto, para tirar as dúvidas mais freqüentes. O que não dá é para esbarrar em terminologias obscuras ou juridiquês barato. Um exemplo clássico é quando algum artigo de uma lei qualquer diz ser “defeso” o direito de fazer alguma coisa. A tendência natural do ser humano é achar que algo que é defeso é proibido, quando, na verdade, o significado da palavra remete a algo que é o completo oposto. Um dos exemplos citados pela coluna (confundir mandato por mandado) aconteceu até na prova do concurso para o TRF da 4ª região, supostamente elaborada por Operadores do Direito. O pessoal estava querendo anular uma questão inteira porque dizia mandato ao invés de mandado em uma das alternativas.
Depois dizem que Direito e Jornalismo não têm nada a ver. Os dois cursos são, sim, muito similares. Basta ter a chance de conviver com ambos para perceber… 😛

Marcadores:

One thought on “Direito e jornalismo

  1. Não acredito que não tenham nada a ver Jornalismo e Direito. Só penso que deve ser um tanto quanto puxado o ritmo de levar duas graduações assim.A Informática também tem lá suas particularidades que podem confundir as pessoas. O bom mesmo é fazer amizades com pessoas de vários cursos durante a faculdade. =)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *