Será que a moda pega?

Primeiro foi a BBCBrasil. Agora tem também o Último Segundo. Aos poucos, os jornais brasileiros estão entrando na onda do Twitter. Em geral, também tem aumentado o número de usuários brasileiros por lá (ou seja, mais opções do que ler, mais gente apta a seguir os outros).

O uso do Twitter para envio de últimas notícias é interessante, pois permite que as pessoas recebam no celular, via SMS, as últimas atualizações do que acontece no Brasil ou no mundo. Mas isso também requer uma gigantesca readaptação da linguagem jornalística, pois a pessoa que irá redigir essa notícia adaptada para o Twitter deverá fazê-la sem excecer os limitadíssimos 140 caracteres permitidos a cada mensagem no Twitter.

Problemas práticos:

– Qual a quantidade ideal de notícias por dia? (considerando que muitos optam por receber as atualizações do Twitter pelo celular, é preciso ter um pouco de parcimônia…)
– Que tipo de linguagem utilizar? (tipo, colocar só o título da matéria seguido de um link, ou dar a informação principal, mesmo que não caiba o link?)
– Local X Global? (a ferramenta poderia adquirir usos interessantíssimos se se utilizasse para divulgar notícias hiperlocalizadas)

Mais Twitter.

Marcadores: ,

One thought on “Será que a moda pega?

  1. oi! tinha lido já aqui e ali sobre o Twitter, mas teu post foi o primeiro que me apresentou algo novo: muito relevantes as discussões que vc levantou… ótimo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *