Demissão do gerúndio

Em um decreto estapafúrdio (sob o ponto de vista da aplicabilidade prática), mas com alto teor humorístico, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, demitiu o Gerúndio de todos os órgãos do governo do Distrito Federal. O decreto n° 28.314, de 28 de setembro de 2007, ainda busca coibir o uso do gerúndio como desculpa para “INEFICIÊNCIA” administrativa.

Exemplo clássico de uso do gerúndio aplicável à Administração Pública:
“Vou estar providenciando o documento”
(Tradução: “pode esperar sentado, porque não vou providenciar nada”)

Problemas práticos (com base nesta notícia)
– Do ponto de vista da lei, não faz sentido demitir o Gerúndio (assim mesmo, com letra maiúscula).
– Do ponto de vista da língua, há ao menos uma impropriedade grave no decreto: o governador pretendia demitir o gerundismo, e não o gerúndio.
– Do ponto de vista do humor, ficaria mais divertido se a lei trouxesse exemplos de casos em que não se deve usar o gerundismo.
– Do ponto de vista do “protesto”, o governador conseguiu chamar a atenção – mas uma lei sem sanção não tem garantia de que vá ser cumprida.

Se o objetivo era realmente abolir o gerúndio do governo do Distrito Federal, talvez o decreto não dê muito certo. Mas se o objetivo era chamar a atenção com um toque de bom humor… o caminho tomado foi no mínimo interessante.

(Via Verdade Absoluta)

Sobre o gerúndio, vale a pena dar uma olhada nesta matéria da revista Língua Portuguesa.

Marcadores: ,

6 thoughts on “Demissão do gerúndio

  1. oba, discordar! :Dcaminho interessante? o que o senhor José Arruda quis fazer foi uma tentativa patética de Relações Públicas! ele quer acabar com o gerundismo não pra diminuir a burocratice endêmica associada ao funcionáio público, mas pra parecer que estão trabalhando mais e são “proativos” – sem que isso signifique aumento de eficiência algum. era pra dar uma trégua ao pobre ouvido do povo do DF, que já não suporta mais o gerundismo a debochar na cara de qualquer um? que pedisse uma campanha de conscientização interna pra secretaria de comunicação, que realmente se interesasse por iniciativas de redução da burocracia, mas – um decreto proibindo uma terminação verbal?!?mas só com muito humor mesmo 😛

  2. visão interessante…posso trocar de opinião? :P(ah, mas tem um certo humor na forma como a manifestação foi feita…)o motivo é tosco… e teria muito mais ‘eficácia’ fazer um manualzinho interno de como ser um servidor publico (redução da burocracia, etc.) –o blogger adora anular a personalidade das pessoas 😛

  3. O gerundismo é decorrente da prática de redução de orações a “phrases” – esqueci o termo em português e economiza tempo desde que o autor não comita uma “dangling construction.” Explicarei com exemplo. Feeling tired, Paul lay down to rest. Feeling tired tem sujeito na oração seguinte, o Paul.Agora veja a dangling construction.Feeling tired, the couch looked good to Paul.The couch isn’t feeling tired.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *