Vários assuntos em um post

Ou… tudo o que eu poderia ter postado ao longo da semana, em pequenas doses, mas não deu tempo…
3a edição da Ciranda de Textos
Ontem aconteceu a 3a edição da Ciranda de Textos – o tema era Jornalismo e Interatividade. Desta vez, não consegui participar. Mas vocês podem conferir os textos produzidos lá no blog Mil Idéias e Ideais de Todos, da jornalista Flávia Reis, que foi o blog-guia desta edição da Ciranda. (Se não souber o que é a Ciranda, pode consultar esta FAQ elaborada pelo Pedro Penido na edição anterior do projeto.)

Meme: Coisas que irritam na blogosfera
A Gisele me repassou a “missão” de listar coisas que irritam em relação aos blogs. Na verdade, era para listar 3 coisas chatérrimas na blogosfera, mas ela acabou aumentando a lista para 5. Eis abaixo a minha listinha:
0. Memes (:P).
1. Excesso de auto-referenciação e meta-postagens (e sim, eu sei que também contribuo para isso)
2. Spam, splogs.
3. Egos inflados.
4. Blogs em que há mais publicidade do que blog. Ou conteúdo fraquíssimo, mas mesmo assim entupido de anúncios.
5. Pedidos de links, ainda que implícitos (o que em certos casos tem ligação com o item 0, mas para explicar isso eu necessariamente cairia no item 1, então melhor deixar quieto).
Repasso para o Gilberto, e para todo mundo mais que quiser “desabafar” sobre o assunto – em seus blogs, ou na própria caixinha de comentários. Sintam-se livres para discordar dos itens acima, ou da própria idéia de se fazer uma lista para dizer o que tem de chato na blogosfera (será que o próprio ato de fazer uma lista já não seria algo por si só chato?)

Mais memes
Ainda na linha dos memes, o Martin, do Blog do Guri, e o Marquinhos, do Palavra de Guri (notem a semelhança acidental no nome dos blogs – isso sem mencionar que ambos possuem praticamente o mesmo layout, e os dois “guris” são pelotenses), me repassaram outros dois memes, ainda no começo de março. Do Blog do Guri, recebi um prêmio intitulado “Arte e Ponta“. A proposta seria indicar 5 outros blogs para receber o prêmio (em um caso clássico de meme tipo selinho). Já do Palavra de Guri recebi a missão de listar 12 palavras com algum significado para mim. Fugindo um pouco do clichêzão de responder com termos como “amor” e “saudade” (o que faria com que a minha lista ficasse parecidíssima com a de muitos outros), respondo com um link para um poeminha tosco que escrevi em 2002, que lista ao todo 8 palavras: The Most Beautiful Word. Bom, e ao invés de indicar os 5 blogs para o selinho, ou alguém para continuar a corrente das 12 palavras, proponho uma inversão: agora o Guri do Blog poderia listar suas 12 palavras, e o Guri de Palavra ficaria com o prêmio (e com a tarefa de indicar outros 5 para recebê-lo). Que tal, Guris?

Reading list
Assuntos sobre os quais teria sido interessante comentar ao longo da semana (ou: leituras de hoje no Google Reader; leia mais nos Shared Items)
O Biscoito Fino e a Massa: Judiciário brasileiro inventa campanha eleitoral sem internet – pelo que diz a resolução do TSE para as eleições de 2008, as campanhas por aqui serão beeem diferentes do que tem sido as campanhas lá dos EUA. Nada de candidatos no Twitter, nada de virais no YouTube, nada de perfis em redes sociais… sem graça ao extremo!
eCuaderno – La Vanguardia se suma a la conversación – desde ontem, o jornal espanhol La Vanguardia, assim como o Público, também utiliza o sistema do Twingly para postar links para blogs nas notícias do site.
Pew – Most Chinese Say They Approve of Government Internet Control – é no mínimo interessante a conclusão desse relatório do Pew Internet & American Life Project sobre a visão dos chineses sobre as restrições ao acesso à Internet na China.
Hedonismos – Notas, leituras e recomendações – o post de hoje do Doni, de onde “roubei” (tecnicamente, foi furto) a idéia de fazer esta listinha 😛

5 thoughts on “Vários assuntos em um post

  1. Uma das coisas que me levou a dar um tempinho com blog, dar um pouco de descanso pro bichinho justamente foi o fato de ver que…..
    Vou partir do zero também
    0 – É tão chato ver um blog mega-armado, disfarçado de centro de debates e fomento de boas discussões quando na verdade, são meros tributos feitos de barro as caras e auto estimas mais feias e diminutas em expressão que o próprio barro, matéria prima da obra de seus donos e donas. Falam de si, de si, de si e de si. Valem visitas únicas.
    1 – Blogueiro dono/dona da verdade: Como ferramenta de discussão é simplesmente insuportável ver gente despreparada para uma troca de idéias. Gente que pelo simples fato de não existir uma sintonia de opiniões pensa que houve uma ofensa e da grossa. Começam então, respostas das mais grosseiras e baixas, guerruinhas virtuais se desencadeiam. Estamos aqui só pra trocar nossas idéias e pra nos divertir, basicamente é isso, quer cultivar úlcera, não me parece o blog o foro adequado.
    2- Quem acha que blog é profissão e trata todos aqueles que não tinham um blog desde que Judas postou que ia sacanear Cristo 3 horas antes da Santa Ceia, buscam o diálogo com distância arrogante, dão “dicas” e não opiniões, na verdade suas opiniões sempre tem que serem seguidas de pisadas no dedo do interlocutor, se enxergam como alguma espécie de eminência parda… quando na verdade só estamos aqui pra uma conversa. Que tipo de gente se dá uma importância assim, tão gigantesca?
    3- As panelinhas criadas entre alguns blogueiros, me bestifico com o fato de existir relações que são cortadas pois fulana postou no blog do cicrano…. se sabotam, começam campanhazinhas da mais grossa infantilidade, me faz imaginar como reagiria uma pessoa dessa no dia em que realmente for ofendida?
    4- As pra lá de falsas trocas de afagos em cima de posts que não dizem nada com nada, a não ser coisas que fariam sentido em uma página que deveria chamar-se….. EU, UM TRIBUTO DE MIM PARA A MINHA PRÓPRIA PESSOA.
    5- Como se pode notar, meus tópicos todos falam da mesma coisa. O que me irrita e me da asco em relação a blogs e blogueiros além de tudo mais que envolva um blog é que eu tenho horror de blogueiros que se dão uma importância que simplesmente nunca terão. Se escondem atrás de uma tela de computador para fazerem cultos a si mesmo, cultos vagabundos de décima oitava categoria que se diga…. babam ovo dos outros pra que os outros também babem o seu, caçam citações do link do seu blog em outros blogs e isso pra essa gente é o máximo… uma citação em outro blog.
    Desvirtuam toda a graça da idéia central do que é um blog, baseada numa premissa tão simples… alguém expõe uma idéia e daí por diante começamos um debate que pode até desaguar em outros assuntos e a conversação segue e segue.
    Blog que dá um post disfarçado de pitaco aqui e outro ali num assuntinho do momento, mas na verdade só quer é ocupar o tempo ocioso de uma pessoa que tem a triste necessidade de viver pra espezinhar a opinião alheia. O medo que sentem ao serem contestados, o pavor e desgosto que ficam quando são contrariados sem nenhuma palavra grosseira no meio, deixa eles de coluna torta. Se dependesse deles, o blog se limitaria a ficar numa bajulação eterna com outros “blogueiros” por aí e nunca começar UM único tópico e quando começam o tópico é pra todos concordarem com quem levantou a lebre, já que não conseguem conviver com o contraditório, por falta de capacidade intelectual e fraqueza emocional.
    Isso sim é o que me chateia, desvirtuar uma ferramenta tão rica e preciosa de comunicação e difusão de idéias como o blog pra uma simples sessão de onanismo virtual…. lástima.

  2. Oi, Gabi! Faz tempo, não?
    Seu blog, através do layout, passa uma sutileza tão agradável e leve que me deixa muito mais tranquila para ler. Ainda mais nos dias em que estou com a cabeça cheia e a incapacidade de organizá-la!
    Ando construindo um projeto na faculdade e a idéia criativíssima do Ciranda de Textos me inspirou. 🙂
    Beijos grandes!

  3. O Sérgio disse algumas coisas bem pertinentes nos comentários aí em cima. Talvez, dependendo de quem veja, eu até possa ser acusado de “formador de panela” e coisas assim hahaha Mas juro que é sem interesse (exceto o de sair com mais mocinhas!)
    Ops, vim falar que adorei o roubo (furto) e acabei contando demais… 😉

  4. Sérgio: nossa, tens que reativar logo teu blog, para poder postar esse comentário na forma de post. Isso sim que foi um desabafo!!
    Clarissa: é bom vê-la novamente ativa na blogosfera 😀 Boa sorte com o projeto!
    Doni: de certa forma, em algumas situações, todos nós podemos ser acusados de sermos formadores de panelas… 😛 E obrigada por consentir o furto 😀 (furto consentido deixa de ser crime, não? :P).
    Gisele: listas são legais, sim… mas sempre tem gente que não curte… :/ 😛

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *