Cresce o número de prisões de blogueiros

Blogs são um meio democrático e livre para manifestar opiniões? Em termos. De acordo com o relatório da WIA (World Information Access), elaborado por alunos da Universidade de Washington – baseado em buscas por informações na própria Internet -, desde 2003, no mundo todo, pelo menos 64 pessoas já foram presas por conta do que disseram em blogs. Boa parte dessas prisões é relacionada a assuntos políticos. E engana-se quem pensa que isso só acontece em países lá do *distante* Oriente. De fato, China, Egito e Irã, respondem por mais da metade das 64 prisões identificadas. Nos últimos anos, entretanto, blogueiros de países como EUA, França e Canadá, embora em número bem menor, também foram presos.
Os crimes cometidos? Há desde blogueiros presos por denunciar casos de corrupção e de violações aos direitos humanos em seus países, ou por expressar opiniões políticas contrárias ao governo, a gente que foi presa por simplesmente postar relatos e fotos de protestos e movimentos sociais, ou por violar normas culturais vigentes em um determinado país.
Algumas prisões são realmente justificadas – como por postar material relativo a pedofilia, ou por incitar a prática de crimes. Mas a maior parte dos motivos alegados parece, para nós, verdadeiros afrontas à liberdade de expressão, como no caso de um blogueiro do Irã preso por criticar a prisão de outros três amigos blogueiros, ou um chinês que, aparentemente, foi preso por defender os direitos humanos em seu blog.
Segundo o relatório, as penas de prisão impostas a esses blogueiros duram, em média, 15 meses. A maior pena encontrada pelo estudo é de 8 anos. Só em 2007 foram 36 prisões. O relatório estima que em 2008 o número de prisões poderá ser superior ao de 2007, pelo menos em relação ao número de prisões por motivos políticos, tanto pelo crescimento do uso do blog como meio de comunicação, quanto pelo fato de que há eleições em países como China, Paquistão, Irã e Estados Unidos. (Eles perceberam que, em 2007, ano de eleições no Egito, o número de prisões de blogueiros nesse país aumentou consideravelmente.)
É possível acessar o relatório da WIA no site do projeto. Uma versão simplificada, com gráficos e informações sintetizadas, pode sera acessada diretamente neste link [PDF].
Via Bitacoras.com

4 thoughts on “Cresce o número de prisões de blogueiros

  1. Liberdade de expressão só é realmente assegurada em democracias representativas quando existem interesses convergentes. Blogueiros são alvo fácil; não são protegidos por status profissional ou grandes estruturas empresariais. Não sei se é bom ou ruim, pois freqüentemente percebemos excessos da imprensa, todos eles baseados no argumento de que sua autonomia é constitucional. Não me surpreenderia que parcela desses mesmos blogueiros tenha recorrido a ilações somente para dar uma bombada nos números de seus blogs. Sim, tô pessimista hoje.

  2. Tai: Faz sentido. Tipo, exagera um pouquinho no conteúdo, responde um processo, mas, em troca, passa a faturar mais $$ no AdSense. Não duvido de nada… 😛
    Tina: as prisões dos países distantes parecem mais sérias, por serem por motivos fúteis. Os blogueiros presos no ocidente são, em sua maioria, gente que cometeu verdadeiras infrações (tipo, no relatório eles citam um blogueiro que foi preso por pedofilia, acho que nos EUA). Culturas diferentes, motivos de prisão diferente. Mas é realmente interessante notar que isso ocorre lá e cá.

  3. Infelizmente isto acontece há muito e em todos os lugares, acho uma covardia, “eles” fazem e não querem ser criticados e/ou denunciados.
    Mas fazer o que…mesmo sem a liberdade de expressão acho que as coisas devem ser ditas e esclarecidas, pois só assim viveremos melhor.
    Gostei do seu Blog e os post são muitos bons, parabéns.
    Abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *