Google Knol

knolO Google finalmente abriu o Knol para o público – ele estava em beta fechado desde dezembro do ano passado. Em linhas gerais, o Knol seria uma espécie de enciclopédia colaborativa online, mas com autoria identificada, concorrência entre autores, possibilidade de lucro, e busca por reputação – praticamente uma Wikipedia sem a horizontalidade inerente ao formato wiki.
O blog ReadWriteWeb comparou o sistema do Knol com o Mahalo. A diferença é que no Mahalo a disputa é por fornecer o maior número de links sobre um determinado tópico apontando para fontes diferentes. No Knol, distorções podem acontecer (tipo uma página em que todos os links – surpresa! – apontam para o site do criador da entrada). Além disso, pelo fato de que o usuário pode lucrar, com sua própria conta no AdSense, a partir das páginas que disponibiliza no Knol, pode-se esperar uma disputa acirrada pelos artigos mais populares. E o Google vai ter que encontrar uma maneira de lidar com o spam. Mais um pouquinho e já aparecerão “especialistas” em SEO bolando estratégias para lucrar com definições estratégicas.
Da Ajuda do site: o Knol é um site que hospeda vários “knols”, ou, unidades de conhecimento (“knowledge”, em inglês). A participação do usuário não se limita a escrever textos: pode-se comentar, avaliar e sugerir informações relacionadas. Ou então escrever outros textos sobre o mesmo tópico e deixar a comunidade decidir qual é o melhor. A idéia é que os demais usuários possam ajudar a avaliar a qualidade e a veracidade das informações prestadas. O autor da entrada escolhe a licença que dará ao conteúdo (CC com atribuição, CC com atribuição e para fins não comerciais, ou copyright) e se irá convidar outros autores, ou manter seu conteúdo fechado.
Os textos são submetidos aos Termos de Serviço e à Política de Conteúdo do site. Afora isso, não há nenhuma espécie de edição por parte do Google – a proposta é que os próprios usuários, aos poucos, com sua participação, ajudem a separar o joio do trigo, o conteúdo bom do meia boca.
Por enquanto, o único conteúdo externo que pode ser acrescentado aos knols são cartoons da revista New Yorker (?). Aos poucos, o serviço irá firmar parcerias com outros sites. É de estranhar o fato de que ainda não é possível acrescentar vídeos do YouTube…
O Know não é tão colaborativo quanto um wiki (mesmo assim, algumas iniciativas de colaboração já começam a aparecer). Mas com um sistema de votos a la Digg (Google está por comprar o Digg) poderia ficar bem bacana 🙂
Resta saber como se dará a apropriação social da ferramenta. Muito provavelmente usos inventivos surgirão à medida que a base de usuários aumente.

Assunto paralelo: falando em projetos abertos ao público, o socialmedian anuncia que irá migrar de alfa privado para beta público em pouco tempo. Trata-se de um projeto interessante, para compartilhamento de notícias e informações, mas que só terá graça mesmo quando mais pessoas conhecidas passarem a usá-lo.

Obs.: os links para o Knol foram devidamente ‘relnofollowados’ 🙂

3 thoughts on “Google Knol

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *