Dá para confiar na Wikipedia?

“Still, the question of Wikipedia, as of so much of what you find online, is: Can you trust it?”

Confie desconfiando. Ao menos é essa a mensagem que tenta passar o artigo “Snared in the Web of a Wikipedia Liar” do Week in Review no NY Times de hoje…
O texto fala do caso de John Seigenthaler, ex-editor do The Tennessean e do USAToday (espero que os dados já tenham sido corrigidos :P), que tinha falsas informações atribuídas a ele (como suspeita de envolvimento no assassinato de Kennedy!) em um artigo da Wikipedia.

“The case triggered extensive debate on the Internet over the value and reliability of Wikipedia, and more broadly, over the nature of online information.”

Para solucionar o problema, os responsáveis pelo site estão pensando em lançar um review machanism, no qual os visitantes pudessem dar uma nota para os artigos, baseados em um critério de confiabilidade das informações prestadas. Parece ser útil 🙂
O caso também envolve questões legais, já que a postagem errônea na Wikipedia foi anônima (e até daria para chegar ao autor original das alterações no artigo, mas isso iria contra a tal da liberdade de expressão na web…)

Confira também: a opinião do próprio envolvido no caso em um editorial do USAToday

One thought on “Dá para confiar na Wikipedia?

  1. estou fazendo um trabalho cujo temaa.. e: “A confiabilidade das informaçoes adquiridas no ambiente virtual” …
    agora a gente tem que fazer um software..
    se tiver mais informaçoes me envie..
    qualker coisa q fale sobre essas informaçoes erradas nesse mundo virtual… ja procuramos artigoss mais naum achaaamos nadaa.. –‘
    obrigadaaa.. xD

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *