Light, Diet, Zero, Max

Refrigerante diet existe há um bom tempo. A imagem da Coca Diet já é clássica. Em terras tupiniquins, desde muito temos a versão diet do Guaraná Antarctica. As versões light são um pouco mais recentes. Tem a Coca Cola, alguns guaranás, e outros refrigerantes. Mas a grande novidade na linha do tempo dos refrigerantes fica por conta das bebidas em versão Zero e Max. Os refrigerantes Coca Zero e Pepsi Max foram lançados recentemente no Brasil. Mas em que, afinal, diferem as versões Light, Diet, Zero e Max dos refrigerantes?

Em linhas gerais, e conforme parâmetros ditados pela ANVISA, a grande diferença entre alimentos diet e light é que o alimento diet deve ser isento e o light deve apresentar uma redução mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional. Como conseqüência, tem-se que o alimento light não é indicado para pessoas com necessidades específicas de alimentação (ex.: diabéticos, pessoas com colesterol alto, etc.), a menos que o alimento light apresente eliminação total de algum nutriente (ex.: refrigerante light não tem açúcar).

Assim, ao menos na prática, não há diferenças concretas entre refrigerante light e diet. Mas, dependendo do produto, pode haver diferenças mínimas quanto à quantidade calórica na versão diet, ou a quantidade de açúcar na versão light, por exemplo (caso exista algum produto com versão light e diet concomitantemente).

Já as versões Max e Zero são também sem açúcar e sem calorias, e foram desenvolvidas com o objetivo explícito de agradar o paladar do consumidor jovem (supostamente mais exigente).

As duas versões foram lançadas inicialmente no Rio Grande do Sul (mais especificamente, na região metropolitana de Porto Alegre) e ambas as empresas objetivam expandir as vendas para todo o país até o final do ano.

De acordo com a Gazeta Mercantil, as empresas responsáveis pela distribuição dos refrigerantes no estado se dizem surpresas com o fato de as novas versões dos dois refrigerantes, com características tão parecidas, terem sido lançados mais ou menos na mesma época e exatamente no mesmo lugar (Mera coincidência? Ou uma ousada estratégia de marketing?). A Pepsi já tinha usado Porto Alegre como incubadora de dois de seus produtos (Pepsi Twist e Pepsi X). A novidade reside no lançamento da Coca Max primeiro aqui no Sul.

Quanto ao sabor, a Coca Zero busca se aproximar do sabor do refrigerante convencional (no caso, tenta ser uma alternativa intermediária entre o pavoroso sabor do light e o viciante sabor tradicional da Coca). Já a Pepsi Max seria uma Pepsi adaptada ao gosto brasileiro. As novas versões para os dois refrigerantes já eram vendidas em outros países anteriormente.

Agora alguém me explica por que toda essa confusão terminológica? Não seria mais fácil (e completamente menos vendável, eu confesso) denominar as diferentes versões dos refrigerantes de “sem açúcar”/“com menos calorias” e “para jovens”? Existe alguma outra função para esses termos agregados ao nome dos refrigerantes senão causar confusão na cabeça das pessoas?

Marcadores: ,

3 thoughts on “Light, Diet, Zero, Max

  1. Olha acho Max e Zero apenas nomes publicitariamnete corretos no entanto concordo com a confusão que eles podem gerar apesar de serem muito eficientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *