Código de conduta dos blogueiros

Tim O’Reilly, o cara que criou o termo Web 2.0, publicou em seu blog recentemente um rascunho do Código de Conduta para os blogueiros. A elaboração do código de conduta tem sido largamente discutida pela blogosfera.

Pelo menos um ponto do código proposto por O’Reilly é questionável: a responsabilidade dos blogueiros pelos comentários de terceiros em seu blog (o primeiro ponto do Código diz “We take responsibility for our own words and for the comments we allow on our blog”). Isso é o contrário do que a jurisprudência americana vem admitindo em decisões mais recentes. A responsabilidade seria do terceiro que comenta – exceto quando o dono do blog, tendo sido notificado a respeito de um comentário malicioso, nada faz a respeito.

Sem entrar no mérito da discussão de se um código de conduta deveria partir de baixo (a partir de discussões, deliberações e debates em toda a blogosfera) ou então de que cada blog deveria fazer seu próprio código, o grande mérito do começo da elaboração do Blogger’s Code of Conduct por O’Reilly foi ter posto o assunto em pauta para discussão (uma prova disso são os 179 comentários até o momento na postagem com o rascunho no blog de O’Reilly). Mas, afinal, os blogueiros realmente precisam de um código para regular sua conduta? Será que um conjunto de regras não tiraria o prazer de blogar?

A idéia teria surgido após o incidente com Kathy Sierra.

Para saber mais sobre os limites da liberdade de expressão em blogs, o blog Direito da Tecnologia traz informações interessantes.

Marcadores: ,

One thought on “Código de conduta dos blogueiros

  1. O bom da internet é a liberdade, ainda não entenderam isso? É claro que tudo tem limites… Mas e a ilusão, poxa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *