Driblando a censura

Hugo Chávez resolveu encarnar a figura de ditador malévolo e cruel (com um atraso de 40 anos em relação às demais ditaduras latino-americanas, mas tudo bem) e tirou a emissora Radio Caracas Televisión (RCTV) do ar nesta semana (acusando-a de atos contra o governo). Mas ele não se deu conta de que atualmente vivemos na era da Internet. Sim, a emissora perdeu o sinal de concessão para transmissão via sinal de televisão na Venezuela. Mas a RCTV encontrou uma maneira alternativa de continuar transmitindo – e de manter seu público. Os principais programas do canal estão sendo transmitidos pela Internet, como as novas edições do telejornal El Observador, carro-chefe da emissora, que podem ser acompanhadas pelo YouTube. Claro, não é a mesma coisa. Programas muito longos precisam ser fracionados (para se adaptar às exigências do site), e a imagem precisa ter menos qualidade para ser reproduzível em qualquer computador. Mas fora essas pequenas limitações, a RCTV segue transmitindo, e isso é o que importa. E os milhares de acessos que os vídeos já tiveram até então apenas confirmam que não há limites para a inventividade humana…
Agora só falta Chávez dar uma de juiz-brasileiro-que-não-entende-como-funciona-a-internet e proibir o acesso ao YouTube inteiro para tentar evitar que as pessoas assistam a um único vídeo (qualquer semelhança com o caso Cicarelli não terá sido mera coincidência).

Marcadores: ,

3 thoughts on “Driblando a censura

  1. La verdad es que parece mentira que todavía exista la censura hoy en día. Más aún con la revolución de Internet. ¡Espero que en Internet no se llegue a los extremos de China o del caso Cicarelli nunca más!jeje, has puesto un vídeo en el blog. ¿Es la primera vez? Me ha parecido raro, pero agradable a la vez 🙂

  2. Tem lances políticos tão baixos. Um blog com quase 200 blog links de destaque a um pseudo-revoltoso em espanhol. Detalhe: não era espanhol! Fiquei besta com a falta de ética.

  3. Como a mídia de hoje se desenvolve de maneira espontânea através de vários autores espalhados pelo mundo, está ficando muito mais difícil para os “tiranos” controlarem com absoluta totalidade do que as pessoas podem tomar conhecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *