Twitter X Jaiku

O que é essencial para atingir o sucesso — ter uma ferramenta versátil e abrangente, e contar com o apoio do Google, ou possuir uma base sólida de usuários, apesar de apresentar recursos menos requintados? A recente aquisição do Jaiku pelo Google é um dos assuntos mais falados nos últimos dias, inclusive no Twitter (o microblogging rival, mais simples, porém com mais usuários).

Mas o que, afinal, levou o Google a optar pelo segundo (ou melhor, terceiro) serviço mais popular de microblogging?? Há quem diga que o Jaiku seria na verdade um site de micro-moblogging (“that’s micro-blogging like twitter + mobile blogging”), tamanha a integração com dispostivios móveis. Tim O’Reilly (entusiasta do Jaiku) diz que o Google preferiu o Jaiku ao Twitter (já que, ao menos teoricamente, dinheiro não parece ser problema) justamente para poder apostar mais em mobilidade. Aliás, de certa forma, esse objetivo fica ainda mais explícito com a nota oficial do Google sobre a aquisição.

Seja qual for o motivo, o importante é que os microblogs vêm ganhando maior destaque.

Particularmente, prefiro o Twitter. Até pelos interessantes usos jornalísticos que ele já vem recebendo. Mas dependendo do rumo que o Google der para o Jaiku, posso até mudar de idéia com o tempo…

Update 11/10 — como agora o Jaiku está restringindo novos cadastros… informo a quem interessar possa que disponho de convites para o site (vantagens de se cadastrar uma semana antes da aquisição…). Oferta válida para os primeiros que se manifestarem via caixinha de comentário, ou enquanto durar o estoque.

Marcadores:

3 thoughts on “Twitter X Jaiku

  1. O google é foda, logo eles compram o myspace e o facebook, pois americano nao usa orkut, usa o myspace e o facebook ambos eu nao gosto.

  2. Olá
    Você pode me mandar um convite; por favor.
    Estou bastante ancioso para usar o Jaiku.
    Desde já obrigado.

  3. Olá
    Você pode me mandar um convite; por favor.
    Estou bastante ancioso para usar o Jaiku.
    Desde já obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *