Os Simpsons e o fim da imprensa

Em um episódio recente dos Simpsons, o personagem Nelson debocha do fim dos jornais impressos. Confira abaixo o vídeo (mas assista logo, antes que retirem novamente do YouTube – caso isso aconteça, ainda resta a opção de assistir pelo Hulu [desde que você consiga burlar o sistema e acessar com nacionalidade estadunidense]):


Caso já tenham removido: o personagem aponta para um jornalista da versão impressa do Washington Post e diz: “Hah, hah, your medium is dying!”, ao que é advertido: “There’s being right and there’s being nice”.
Ele está certo? Talvez – muito provavelmente – não. Segundo dados divulgados pela WAN em 2007 (referentes a 2006), os índices de circulação de jornais impressos estão em baixa apenas na América do Norte. No restante do mundo, a imprensa segue firme e forte – e até com tímidos crescimentos. Ou seja: muito provavelmente ainda teremos jornais impressos circulando por aí durante muito tempo. Mas e vocês, o que acham? A imprensa ainda tem futuro?
(Só para constar: depois que assisti ao vídeo, resolvi procurar no Google alguma coisa sobre o fim do jornal em papel – sabe como é, para não deixar o post com um vídeo solto, sem texto – e me deparei com meu próprio blog como primeiro resultado… [!]).
Via O Lago.

Assunto paralelo: a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos irá disponibilizar seu acervo de fotos no Flickr. Uma parte das imagens já está por lá. Como está tudo em domínio público, dá para usar livremente. Em contrapartida, cabe a nós, usuários, colaborar para incluir etiquetas/tags nas fotos. Uma troca justa. E em sintonia com o mundo 2.0. (Mais informações sobre o projeto aqui).

5 thoughts on “Os Simpsons e o fim da imprensa

  1. Já vi muito jornalista americano falando sobre o fim do jornal impresso, pelo menos a distribuição e a forma como nós encaramos e conhecemos hoje vai sofrer mudanças drásticas. Alguns dão como fato consumado ou então pra ser consumado em pouquíssimo tempo o fim do jornal impresso. Talvez acabem no mesmo ano que os Simpsons em 2 ou 3 anos….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *