Em cartaz: sua vida online

O YouTube tem planos de lançar, até o final do ano, uma ferramenta que permita live streaming de vídeo (à maneira do que já fazem Ustream.tv e Yahoo! Live). O MyBlogLog, adquirido há algum tempo pelo Yahoo!, incorporou recentemente uma função de streaming de conteúdo produzido em outros sites. O Pownce permite colocar link para o perfil do usuário em outros serviços, o Jaiku traz um streaming incorporado às micropostagens (dá até para puxar as atualizações do Twitter para o Jaiku). No Brasil, há o MeAdiciona, uma iniciativa interessante para quem está à beira de uma crise de identidade virtual. Mas para não perder nada mesmo, há o Profilactic, já mencionado por aqui, e que tem suporte para 135 sites diferentes – você coloca o seu nome de usuário em cada site, aperta alguns botões, e pronto, tem uma página única que reúne todo o conteúdo produzido por você na Internet: textos, imagens, vídeos. Prático, e ao mesmo tempo assustador – mais informação reunida, menos privacidade. Quer mais? Este post do ReadWriteWeb lista ao todo 35 serviços de lifestreaming.
Mas nem tudo é caos e destruição. Imagine o potencial jornalístico de uma ferramenta que agregue textos, vídeos e imagens produzidos sobre um determinado assunto, distribuídos por várias mídias, mas reunidos em um só lugar. Dá para, por exemplo, fazer a cobertura de um evento por vídeo no YouTube, em micropostagens no Twitter, com fotos no Flickr, com textos mais longos em um blog, com áudio em um podcast, e, com a ajuda de um desses simples aplicativos, agregar tudo automaticamente em um único endereço.

3 thoughts on “Em cartaz: sua vida online

  1. Viva a tal da convergência midiática
    ah, e é claro, vai ter um aplicativo para agregar os que agregam tudo isso ao facebook ; ]

  2. Já estava preocupada que você estivesse doente.
    Desencanei das minhas paranas na Net. Estou com muita dor e você é a última pessoa que leio do meu mail. Recebi notícias da Alemanha. Minha amiga Uschi morreu no dia 10/1. Ao menos alguém que escreve em inglês ou em francês, um Herr Profesor da vida.
    E as aulas? E a guerra na América do Sul?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *