As mídias sociais não vão salvar o jornalismo

No começo desta semana, Mark S. Luckie publicou no 10,000 Words um post sobre os 5 mitos acerca do jornalismo digital. Não sei se seriam exatamente mitos, mas o fato é que ele colocou em discussão cinco questões que costuma ser tidas como dadas, quando na verdade o ideal seria assumir uma postura de ponderação diante delas. Ao invés de adotar uma postura apocalíptica ou utópica diante de questões como mídias sociais ou mineração de dados no jornalismo, o autor sugere ponderação.

Um dos mitos apontados é de que as mídias sociais seriam a solução para salvar o jornalismo. O post diz que apesar das inegáveis contribuições que as mídias sociais podem trazer ao jornalismo, seria exagero considerá-las como uma solução redemptora.

Nesse ponto, é preciso cautela. Acho que o papel das mídias sociais tem crescido cada vez mais nas redações – talvez como um reflexo do próprio uso mais intenso que vem sendo feito pelos indivíduos em geral – mas daí a dizer que as mídias sociais seriam a salvação para o jornalismo seria um salto gigantesco, ao ponto de se poder desconfiar se isso seria de fato um mito, ou se o oposto do mito poderia ser considerado algo dado (algo tipo, as mídias sociais não irão salvar o jornalismo; ou, ainda, não haverá uma única solução para salvar o jornalismo: talvez a solução esteja na combinação de múltiplas estratégias, e uma delas poderá, sim, envolver a utilização de mídias sociais).

O que é dito em sites como Twitter ou Facebook pode vir a complementar coberturas regulares dos jornais. Esses meios podem ser usados também como canais auxiliares para distribuição de conteúdo. O que é dito nessas redes pode ainda servir de ponto de partida para uma notícia (abordei um pouco dessa questão no artigo que apresentei no Intercom deste ano – link para o PDF). Enfim, as intersecções são múltiplas. De qualquer modo, minha tendência é ver as mídias sociais não como um substituto de outros meios jornalísticos e sim como um meio complementar para a circulação de informações. Eventualmente, o que é dito por lá também pode vir a abastecer novamente o jornalismo, servindo de fonte para uma nova notícia. Ou ainda, a própria circulação nas mídias digitais pode atingir proporções tais que se transforma novamente em uma notícia.

2 thoughts on “As mídias sociais não vão salvar o jornalismo

  1. Reduzir a meras ferramentas de circulação é exagero. É muito cedo para falar com precisão como as mídias sociais vão auxiliar ou sustentar o jornalismo. As suspeitas que se faziam sobre como os blogs abalariam o jornalismo falharam em intensidade e precisão. Portanto devemos ter calma.

    Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *